News from Cape Verde, Angola & Mozambique

O Grand Tour de Cabo Verde

(Switch to English) Todo o mundo sabe mais ou menos como fazer um Grand Tour da Europa. Alguem que visita o Velho Continente começaria provavelmente nas grandes cidades de Londres ou Paris, fazia um percurso pelos canais de Amsterdão, passando Bruxelas no caminho para investigar a capital de UE. Viajaria até o Rio Reno, passando a Colônia e os castelos românticos da Alemanha.

Indo ao sul o nosso visitante cruzaria os Alpes e desceria na Itália, provavelmente visita Veneza, Pisa, a Florença e finalmente Roma. Se teria muito tempo, pode ir para a Grécia, visitar sítios lendários antigos e a cidade de Atenas. Subindo novamente pela Itália, precisa ir a Riviera Francês e também para Barcelona. Mais adiante, ao sul, ficam Madrid, Lisboa e a Sevilha.

Aqueles seriam mais ou menos os destaques da Europa, embora naturalmente cada um pode pensar em muitas alternativas. O nosso visitante poderia ignorar a Escandinávia, a Irlândia e Europa do Leste e deixar algo para depois. Você não pode ter tudo!


Vamos fazer este exercício com o Cabo Verde. Esta pequena nação de 500.000 pessoas é espalhada por uma grande área, composta de nove ilhas habitadas e muito Oceano Atlântico. Embora as conexões inter-ilhas sejam relativamente bem organizadas, é preciso algum esforço para visitar mais de uma ilha. Entao, o que deve fazer um visitante pela primeira vez? Ou onde deveria ir alguém que não foi ao país por muito tempo? O país está mudando-se rápido e a estrutura do pais mão deixa ver todos os desenvolvimentos se você estiver visitando somente uma ou duas ilhas. Naturalmente você pode visitar simplesmente todos eles, se tiver tempo!

Esperamos que você goste fazer uma viagem destes, calcula aproximadamente três semanas de visita. Vamos mostrar cinco ilhas únicas, cada um com paisagem, cultura, estilo, economia e futuro diferente. Estamos convencidos que você encontrará em Cabo Verde algo que é do seu gosto. E essas três semanas não chegam! Não é somente que somos convencidos que você estará de volta, há também meia dúzia de ilhas que ainda não discutimos. Apenas mostramos os destaques e os lugares mais acessíveis. Mas como com um Grand Tour da Europa, você não pode ver ou “fazer” tudo numa vez.


Assim numa proxima visita Cabo Verde o nosso visitante pode decidir voltar a uma ou mais ilhas que acabamos de descrever e ficar lá um pouco mais longo para uma visita mais profundo. Ou o nosso visitante pode voltar para um tour de “novas ilhas”. Portanto faça o Grand Tour de Cabo Verde conosco e leia sobre essas ilhas fantásticas:

Parte 1: Santiago

Parte 2: São Vicente

Em preparação:

Parte 3: Santo Antão

Parte 4: Sal

Parte 5: Boa Vista

Em futuras edições queremos mostrar Fogo, a ilha vulcânica, com os seus vinhos e excelentes frutos e cafés bem como velhas cidades coloniais. Queremos mostrar-lhe a Ilha de Brava pequena e bonita, São Nicolau (com bom trekking e um dos berços da cultura Caboverdiana) e Maio com as suas praias arenosas infinitas… Portanto estaremos de volta como você!

Edição Portuguesa, Dezembro 4, 2012. Todos os direitos reservados por Atlantico Weekly.


Leave a Reply