News from Cape Verde, Angola & Mozambique

Ilha de São Vicente

(Switch to English) Antes de reservar um voo para São Vicente, há apenas uma coisa crucial que você precisa saber. São Vicente é melhor apreciado nos fins de semana, quando há muita música ao vivo e entretenimento, muita festa e muita dança. Durante a semana, a ilha calmamente trabalha para o próximo fim de semana.

São Vicente é a capital cultural do país, que inclui uma tradição especifica de paródia ou festas. Embora estes dias a Praia não perde muito de São Vicente quando se trata de vida noturna, até agora é o último onde as coisas são feitas ainda mais convincente.Então nós recomendamos para visitar Santiago durante a semana e ir para São Vicente na manhã de uma sexta-feira. Certifique-se de reservar seu voo com antecedência como nas sexta-feiras os aviões para São Vicente são capaz de ficar cheios ao máximo.

Soncent – como é chamado pelo povo – tem muita coisa. Uma cidade agradável e íntima de 80.000, sua capital Mindelo é ótimo. Situado numa grande baía natural (o Porto Grande), Mindelo já foi famoso como um porto de navegação oceânica (e outros coisas que os marinheiros costumavam fazer nos velhos tempos). A cidade tem muito sol em combinação com um vento moderado para ficar fresca durante as longas noites.

Do outro lado do Porto Grande Baia situa-se a Monte Cara: seus contornos se assemelham a um rosto de alguém deitado nas costas. Ainda mais à distância você vê a montanhosa Ilha de Santo Antão. A criação inteira é mágica e a luz é perfeita. Quase nunca chove em Soncent! A ilha pode ter uma reputação de paródia, mas nota que Mindelo costumava ser o centro urbano mais importante de Cabo Verde antes da independência de Portugal em 1975. É ainda um importante porto (com boas instalações e um grande estaleiro de reparação naval) e há uma zona industrial próximo ao aeroporto. Muito dinheiro foi investido em novos projetos imobiliários ultimamente, e outras estâncias turísticas ainda estão em preparação.

Perto do Aeroporto Internacional Cesária Évora há um resort excelente, a Foya Branca, mas se a experiência da cultura e da vida nocturna do Mindelo é o que você quer, vá direto para o centro da cidade. Há muitos bons hotéis e pensões e o melhor e mais elegante opção é o Hotel Porto Grande na Praça Nova. Os quartos precisam de atualização, mas a vista sobre a baía, o grande terraço e a piscina compensam isso. Alguns dos melhores músicos de Cabo Verde, como Tito Paris, Bau e muitos outros, cantam lá regularmente na sexta-feira e sábado. Você pode conhecê-los todos pessoalmente durante a sua estadia em Soncent! Outras boas opções para passar a noite é uma excelente gama de pensões ou residenciais. Dois destes têm vistas particularmente agradáveis, a Jenny e o Mimagui. Este último oferece alguns apartamentos excelentes para estadia longa também. No centro da cidade, você pode tentar o Hotel Gaudi, gerido por um casal húngaro.

Depois da chegada, use o resto de sua sexta-feira para conhecer a cidade a pé. Confira a área em torno da Rua de Lisboa (ou dependendo do seu ponto de vista político: Rua Libertadores d’Africa) e a Câmara Municipal. Tome um café ou suco fresco na pequena e intima Café Lisboa, que a propósito é a primeira coisa que o editor do Atlantico Weekly vai fazer depois de chegar em Soncent. Perto está a mediateca da cidade que é excelente e gratuito, onde você pode consultar uma variedade de revistas e publicações internacionais.

Na margem da bahia situa-se o projecto Pont d’Agua, que contém um número de lojas, bares e restaurantes e uma piscina construída nas águas do Porto Grande. Outra opção é o Marina Club, um bar flutuante ao lado do Pont d’Agua. Visite o lindo Mercado Municipal na Rua de Lisboa. No primeiro andar você vai encontrar uma das melhores lojas de música cabo-verdiana. Visite também o Centro Cultural na Avenida Marginal. Pode haver uma exposição e a livraria é interessante.

À noite há muitas boas opções para o jantar. Muitas pessoas irão recomendar-lhe para ir para Archote, um dos mais antigos restaurantes de Soncent com música ao vivo aos fins de semana. Recentemente foi completamente renovado. Você também pode tentar Sodade (va de táxi), outro restaurante historico e bem estabelecido e com vista sensacional. Outro restaurante também vale a pena mencionar. Num edifício perto da réplica de Torre de Belém na Lisboa situa-se o Tradissom & Morabeza. Oferta música ao vivo em várias ocasiões. Bem novo é O Cordel, eleito pelos leitores da Atlantico Weekly como O Melhor Restaurante de Cabo Verde em 2012. Uma instituição é Chez Loutcha na Rua de Coco, que serve uma grande variedade de refeições cabo-verdianos e senegaleses bem preparadas.

Após o jantar toma uma bebida no quiosque na Praça Nova em frente do Hotel Porto Grande e aguarde a animação nocturna na Mindelo explodir. Você logo vai notar as multidões patrulhando a Praça e a gente conferir uns aos outros antes de ir para festas privadas ou discotecas. Mas primeiro vai ouvir música ao vivo excelente no Hotel Porto Grande ou numa das várias cafés da música ao redor do centro. Certeza que todos os fins de semana alguns grandes artistas cantam em Soncent. Então, após de meia-noite, faz como todo mundo e escolha uma discoteca ou boite. Sirius, abaixo do Hotel Porto Grande atende a um público muito jovem, mas nos preferimos a Cave, perto da Praça. A Cave é um lugar muito íntimo e seguro e é mais apropriado para um – vamos dizer bem – público “um pouco mais velho”. É o lugar onde você pode aprender um pouco dos estilos de dança do cabo verde, mais notavelmente o zouk e o CaboLove. Esteja preparado para alguns contatos fisicos no escuro!

Quando você acorda na manhã de sábado, após uma revigorante primeira noite em Soncent, há apenas uma coisa a fazer: ir à praia. A praia mais popular da cidade do Mindelo é Laginha, uma curta caminhada do centro da cidade. Existem alguns cafés em Laginha, oferecendo uma boa opção para um almoço leve ou lanche. Caravela oferece uma bela vista do Baía do Porto Grande.

Ou pegue um táxi e parte para a Baia das Gatas, no outro lado da ilha. O táxi vai passar por algumas montanhas, entro outros a Monte Verde, o pico mais alto de Soncent. Lá em baixo na Baía fica uma praia agradável, apropriada para o banho. A vila de Baia das Gatas é um lugar simples, com uns bares e restaurantes. Aqui você pode comer uma lagosta muita boa. Após o banho, tome um táxi e anda para Calhau ao longo da estrada nova, passado Baia Norte. Calhau é uma outra vila pequena. Volta através do vale do interior de São Vicente para Mindelo, passando tamareiras e nascentes de água no Madeiral.

Alternativamente pode também apanhar o autocarro de transporte gratuito para o Foya Branca resort em São Pedro, que sai do topo da Rua de Lisboa e vai desfrutar de um dia na piscina e almoço buffet no restaurante do hotel. A propósito, aos domingos só, Chez Loutcha abre o seu restaurante em Calhau para um enorme buffet de almoço. Reserve com antecedência. Você poderia ir lá de autocarro gratuito, que sai em frente do Chez Loutcha às 12.30 horas. O mesmo ônibus vai levar a banda e o pessoal que irão dançar durante e após o almoço. Toda a aventura lhe dará um experiência completo de gastronômico e musica crioulo!

Como é sábado à noite agora, pode desfrutar de sua segunda noite na ilha, em um estilo similar ao anterior. No domingo você deve tomar o ferry para Santo Antão, para gozar duma semana relaxante entre a comunidade agricola de Cabo Verde.

Versão Portuguesa, Dezembro 2012. Todos os direitos reservados por Atlantico Weekly

Leave a Reply