News from Cape Verde, Angola & Mozambique

Melhor Restaurante de Cabo Verde em 2012

(switch to English) Bem-vindo ao Melhor Restaurante de Cabo Verde. A partir de 2012 Atlantico Weekly vai trazer aos seus leitores uma votação anual sobre o melhor restaurante do país.

Por quê? Acreditamos que o nosso país tem excelentes restaurantes, muitos dos que são geridos por normas internacionais ou são totalmente únicos. Nós também acreditamos que este voto pode servir de inspiração a outros restaurantes ter um melhor desempenho.

Esta é a primeira vez que estamos fazendo isso, então vamos manter as coisas simples. Foram selecionados dez restaurantes em Cabo Verde que achamos que são muito bons, se não os melhores do país. Na verdade, achamos que todos os dez são bons e vamos dar a vocês, nossos leitores, a última palavra na seleção apresentada a seguir.

Nós selecionamos esses lugares não porque os seus proprietários nos pagaram ou porque somos os seus amigos. Não, nós consideramos estes restaurantes como o melhor de Cabo Verde depois de viajar tanto para negócios e lazer no país na última década. Para saber mais sobre como e por que os escolhemos, leia os parágrafos na parte inferior desta página.

A votação já foi encerrada a partir de 1 de Outubro. Os leitores do Atlantico Weekly ja deram os seus votos para o Melhor Restaurante de Cabo Verde de 2012. O Cordel no Mindelo venceu de maneira convincente a sondagem e é – segundo leitores da Atlantico Weekly – o Melhor Restaurante de Cabo Verde em 2012!

Os restaurantes acabaram na seguinte ordem, segundo leitores do Atlantico Weekly:

No 1. O Cordel – Mindelo – São Vicente

Embora outros restaurantes com o mesmo nome ter existido no Mindelo num bairro diferente, este é o “new kid on the block” . O Cordel – desta vez na área Madeiralzinho – significa excelente comida e serviço. O restaurante já recebe um público muito bom também. A decoração é elegante e eles fazem um Filet Mignon excelente. Este lugar não tem janelas, mas você não vai se importar. Você vai se concentrar na comida.

No 2. Farolin (Odjo d’Agua Hotel) – Santa Maria – Sal

Nós amamos este lugar para a sua cozinha constante e garçons experientes. Farolin é também um local ao ar livre, junto ao mar. Mas nunca as ondas parecem bater agente quando espirrando contra as paredes. Um lugar agradavel ou, como os moradores locais dizem que um lugar sab. Boa escolha de pratos também, tanto locais como internacionais. E incrivel, mas o nosso Editor mantém as coisas simples aqui: um bife de atum grelhado, frita batata-doce no lado e vinho branco do Fogo (Chá), tud’ di terra!

No 3. Les Palmiers / La Tortue (Hotel Morabeza) – Santa Maria – Sal

Fine dining num dos melhores hotéis do país, a Morabeza. Les Palmiers e La Tortue ficam bem localizados na melhor praia de Santa Maria. Um lugar cosmopolita, com uma boa escolha de pratos e bom serviço. É isso mesmo! O lugar foi fundado pelo empresário lendário belga e pioneiro do turismo na Ilha do Sal, o Georges Vyncker, que trouxe as tradições grandes de restauração do seu país.

No 4. Pont d’Agua – Mindelo – São Vicente

Um local fresco e moderno no lado direito do projecto beira-mar Pont d’Agua, que serve uma interessante escolha de pratos preparados numa cozinha aberta (raramente visto no país). A localização das mesas ao ar livre também oferece algum alívio nos dias quentes. Provavelmente o único lugar em Cabo Verde servindo legumes cozidos no wok.

No 5. O Pescador (Guesthouse Praia) – Praia – Santiago

Um ótimo local para pescado, este restaurante Português. Parte da Praia Guesthouse de alto nível, tem um interior robusto, dividido em duas partes: para fumadores e não fumadores. Sim, isso ta certo, uma seção de fumadores! Onde na UE ou nos EUA que você conseguiu isso? O peixe fresco é exibido na entrada e você pode fazer a sua escolha lá ou consultar o extenso menu. Petiscos muito interessantes, como a salada de coelho frio ou coração de galinha. Carta de vinhos muito boa. Um dos mais caros restaurantes em Cabo Verde, mas vale a pena. E definitivamente um lugar para ver e ser visto.

No 6. Chez Loutcha – Mindelo – São Vicente

Bem, o que podemos dizer? Chez Loutcha é uma instituição em Mindelo. Dona Loutcha, ainda cuidando de seu restaurante com os olhos de águia, é a grande dama da gastronomia de Cabo Verde. Oferecendo uma excelente escolha de comida de Cabo Verde, bem como pratos senegaleses, Loutcha chama seu lugar um restaurante Africano. Este lugar é uma obrigação. Dona Loutcha também tem um restaurante em Dakar, Senegal (lar de uma grande comunidade de Cabo Verde), bem como em Calhau de São Vicente (apenas almoço buffet nos domingos).

No 7. Tradisson e Morabeza – Mindelo – São Vicente

Um ótimo lugar no Mindelo, perto da réplica da Torre de Belém e o mercado de peixe. Tal como o nome do restaurante sugere, este é também uma experiência de tradiciõesl e cultura. O jantar muitas vezes vem com música ao vivo. Soul food interessante num ambiente agradável.

No 8. Avis – Praia – Santiago

Restaurante com bom aspecto no meio do bairro histórico. do Platô Mesas ao ar livre (no pedonal Rua 5 de Julho) e um restaurante mais informal o lugar principal está lá em cima (ar condicionado). Bem decorado e comida saborosa. Os funcionários são atenciosos. É lugares como este que precisamos mais no Platô e outras partes da Praia.

No 9. Alex (Hotel Trópico) – Praia – Santiago

Outro pilar da restauração Praiense em torno de muitos anos é o restaurante do Hotel Trópico. Servendo hóspedes do hotel e os círculos de negócios, o Alex atualmente tem um chef de Chile. Infelizmente fica sem vista do mar.

No 10. Atlântico (Hotel Praiamar) – Praia – Santiago

Um esteio boa entre os restaurantes, oferecendo jantares buffet e menus à la carte para os hóspedes do hotel e a elite da Praia. Mesas ao ar livre com vista agradável do oceano agradável e da cidade. Uma equipa experiente e boa comida.

Para a nossa próxima sondagem, em 2013, temos recebido já algumas boas sugestões para mais restaurantes, como o Café Leonardo na Praia e no Sal, bem como Le Bistrot em São Vicente. É lamentável que só soubemos deles depois de votação havia começado, mas eles terão a sua chance no próximo ano. Vamos vê-los nos próximos meses e nós vamos continuar a monitorar os restaurantes acima. Antes de Verão de 2013, vamos apresentar-lhe uma nova lista de 10 restaurantes para você votar.


Algumas informações
A nossa seleção não foi feita de forma aleatória, nem fizemos pesquisa científica no assunto. Então, quais foram os critérios? Em geral, os lugares da nossa lista de 2012 são aqueles em que você claramente tem mais serviço do que é normal e mais qualidade. São todos lugares onde você pode trazer um parceiro de negócios ou ter algum requintado jantar privado. Um guardanapo real em vez de um de papel é geralmente um bom indicador, mas há outros bons sinais. Se o restaurante faz parte de um hotel deve ser aberto ao público local. Deve ter uma boa equipe, que esta orgulhosa do seu local de trabalho, sabe o que esta fazenda e presta atenção em você e não o outro. Deve haver uma certa quantidade de conteúdo local presente, por exemplo misturando produtos locais como legumes ou peixe entre os seus pratos, assim como oferecer algumas refeições tradicionais de Cabo Verde. Esses restaurantes normalmente também estão bem decorados e servem um menu interessante (e não apenas servindo as coisas que há em todo lugar). Depois de comer, você deve sentir que foi uma experiência agradável. Claro que deve haver uma sofisticada carta de vinhos e a comida deve ser muito saboroso!Os restaurantes da nossa lista de 2012 na nossa opinião são todos bons, então a votação final é sua. E você não tem um voto, não, você pode escolher tantos restaurantes na lista que você deseja na única vez que tem.
Estamos conscientes de que é capaz  que nem todos os restaurantes bons em Cabo Verde aparecem na nossa sondagem e nos já desculpamos por isso. Estes dez achamos nos que são os melhores, mas isso não significa que todos os outros são ruins. Há um monte de lugares em várias ilhas onde se pode comer muito bem e nós amamos esses lugares também. Mas podem ser um pouco informal de mais para nossa lista.

De qualquer forma, no próximo ano esperamos ter uma lista muito maior, então envie-nos os seus candidatos o mais rapidamente possível. Se você acha que conhece um restaurante que se encaixa mais ou menos nos critérios acima mencionados, ou se você tem outras boas razões para pensar este ou aquele lugar deveria estar na lista dos próximos anos, escreva-nos para atlanticoweekly arroba gmail.com. Vamos vê-los nos próximos 10 meses e é possivle que vamos incluir na nossa nova lista, que sera apresentada em meados de 2013. Mais uma vez, nos faremos uma seleção, mas a palavra final será a sua.

Julho 2012, updated October 1st 2012 Copyright Atlantico Weekly